2ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA- ProfªTamiris

 Professora Tamiris Silva

 2ªAtividade de Língua Portuguesa

Data da devolutiva: 18/03/21

Email: professoratamiris8@gmail.com

Whatsapp: 98976-7235


O que é uma Fábula?

são curtas com breves narrações literárias, normalmente em verso, e terminam sempre com uma mensagem de ensino ou com caráter de “moral da história”, instrutivo. Nesta ocasião trazemos a letra da fábula 'A raposa e as uvas' para que as crianças aprendam a respeitar e aceitar as suas limitações. As fábulas são uma boa via para entreter e educar as crianças ao mesmo tempo, enquanto ajudamos a desenvolver sua imaginação.

A raposa e as uvas



Numa manhã de outono, enquanto uma raposa descansava debaixo de uma plantação de uvas, viu alguns ramos de uva bonitas e maduras, diante dos seus olhos. Com desejo de comer algo refrescante e diferente do que estava acostumada, a raposa se levantou, ergueu as patas para pegar e comer as uvas.

O que a raposa não sabia era que os ramos das uvas estavam muito mais altos do que ela imaginava. Então, buscou um meio de alcançá-los. Pulou, pulou, mas seus dedos não conseguiam nem tocá-los.

Havia muitas uvas, mas a raposa não podia alcançá-las. Voltou a correr e a saltar outra vez, mas o salto foi curto. Ainda assim a raposa não se deu por vencida. Novamente correu e saltou, e nada. As uvas pareciam estar cada vez mais distantes e mais altas. 

Cansada pelo esforço e se sentindo impossibilitada de conseguir alcançar as uvas, a raposa se convenceu de que era inútil repetir a tentativa. As uvas estavam muito altas e a raposa sentiu-se muito frustrada. Esgotada e resignada, a raposa decidiu desistir das uvas.

Quando a raposa estava quase retornando para o bosque se deu conta que um pássaro que voava por ali, tinha observado toda a cena e se sentiu envergonhada. Acreditando ter feito um papel ridículo para conseguir alcançar as uvas, a raposa se dirigiu ao pássaro e disse:

- Eu teria conseguido alcançar as uvas se elas estivessem maduras. Eu me enganei no começo, pensando que estavam maduras, mas quando me dei conta que ainda estavam verdes, desisti de alcançá-las. As uvas verdes não são um bom alimento para um paladar tão refinado como o meu.

E foi assim que a raposa seguiu o seu caminho, tentando se convencer de que não foi por falta de esforço que ela não tinha conseguido comer aquelas uvas deliciosas. E sim porque estavam verdes.

MORAL DA HISTÓRIA: Não devemos desprezar nem criticar as coisas que não conseguimos conquistar.

Obs: Copiar as perguntas no caderno e responder, tirar foto corretamente e enviar por email com nome completo e série.

*Leia  o texto acima e responda as questões abaixo:

1-Quem são os personagens?
2-Qual é o tempo da história? (quando acontece)
3-Qual é o espaço da história? (onde acontece)
4-Qual é o enredo da história? (parte principal do tema da história)
5-O narrador está em 1ª ou 3ª pessoa? ( narrador personagem ou narrador observador)
6-Qual é a lição de moral desta fábula?



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Geografia/ Prof. Allan/ 6°A, B e C/ Os setores da economia- 2° Bimestre- 4 aulas

Geografia/ Prof. Allan/ 6ºA, B e C/ Representações cartográficas/ 4 aulas