ELETIVAS- 6 ANO A – UM NOVO AMANHECER- PROFESSORA DÉBORA - ATÉ 18/03
N. de Aulas previstas: 4 aulas
Recursos
Materiais: Caderno,
lápis, borracha e lição do blog.
Atividade: Leitura e análise.
Período
para realização da atividade: 18/03/21
Avaliação: empenho na realização da
tarefa.
Endereço
eletrônico para envio da atividade ou foto da atividade feita em caderno SOMENTE por:
deborabello@prof.educacao.sp.gov.br
Dúvidas por email ou
whatsapp: 11910992747
ORIENTAÇÕES:
Olá,
querido aluno!
Espero
que você e sua família estejam bem!
Leia e
responda em seu caderno. Não precisa copiar o conteúdo, apenas fazer a pesquisa.
Você
encontra esse conteúdo na aula do CMSP:
26/02/21 - 6º ano do EFII -
Eletivas - Um novo amanhecer
https://www.youtube.com/watch?v=KWsS9EgFESY
ATIVIDADE
Pense em uma espécie que está em extinção que não está
sendo apresentada aqui nessas aulas? Pesquise sobre essa espécie e quais tipos
de ações estão sendo feitas para salvá-la?
Para ficar ainda melhor sua pesquisa, ilustre ou cole uma
imagem dessa espécie.
EXPLICAÇÃO
Quais os
objetivos desta aula?
• Potencializar uma reflexão sobre a
possibilidade de estarmos vivenciando a 6ª extinção em massa, quais suas causas
e possíveis ações quanto à sua prevenção.
• Quais são as habilidades e as
competências?
Empatia
Cidadania
Colaboração
·
Nesta
ELETIVA, trataremos destes três objetivos:
1. Compreender as mudanças que estão
ocorrendo em nosso mundo;
2. Refletir quais ações podemos realizar
para podermos frear essas mudanças;
· Extinção
Vamos
conhecer agora algumas espécies extintas nos últimos 250 anos.
Quagga
O que
houve?
Era uma
subespécie de Zebra, e foi extinta quando os colonizadores chegaram à África do
Sul, caçando-as pelo interesse em sua carne e couro e também devido à
destruição de seu habitat para a criação de pastagens.
Antílope
Azul
O que
houve?
Também
pertencente ao sul da África, foram extintos devido à caça realizada por
colonos por volta do ano de 1800.
Huia
O
que houve?
Era uma ave
da Nova Zelândia. Sua extinção esteve ligada à caça para obtenção de suas penas
e ao desmatamento generalizado realizado por colonizadores para pastagem e
agricultura.
Tigre
Persa
O
que houve?
Durante o
século XIX, o Império Russo caçou extensivamente este animal buscando
erradicá-lo para promover a colonização da região do Mar Cáspio.
Dugongo
de Steller
O
que houve?
Vivia no mar
de Bering e sua extinção está ligada à chegada de colonos ocidentais. Foi
caçado pelo interesse de sua carne, pele, leite e gordura, porém também houve
declínio de sua população por competitividade de alimentos com os
ouriços-do-mar. Os predadores, as lontras marinhas, também foram caçados.
Wallaby-toolache

O que
houve?
Era uma
espécie de canguru que vivia na Austrália. Foi extinto após a caça extensiva
promovida pelos colonizadores devido à sua pele.
Emu-negro
O que
houve?
Era o menor
dentre as espécies de emus e vivia na ilha australiana King. Foi extinto após a
caça e os incêndios causados pelos colonizadores.
Rinoceronte
negro do oeste asiático
Foi um dos
últimos animais a serem extintos, e novamente a caça aparece como causa
principal para seu desaparecimento.
Tigre-da-tasmânia
O que
houve?
Também
chamado de Lobo-da-Tasmânia, este animal foi extinto tanto pela caça extensiva
encorajada por seus ataques aos rebanhos, como também contribuíram o avanço de
doenças, introdução de cães na ilha da Tasmânia e a ocupação humana.
A
6ª grande extinção
Nosso planeta
já passou por pelo menos cinco grandes extinções em massa, conhecidas devido ao
registro geológico. Nesse contexto, diversos cientistas dizem que estamos
passando pela 6ª grande extinção em massa por principalmente a esses fatores:
a) Perda de habitat;
b) Poluição;
c) Espécies invasoras;
d) Mudanças climáticas.
Uma extinção
em massa não ocorre necessariamente de uma hora para outra. Assim: “Cabum”!...
e morrem diversos animais e outros seres vivos! Na verdade, é um processo que
pode levar centenas de milhares de anos.
Podemos dizer
que a extinção que estamos vivendo começou há pouco mais de 500 anos,
principalmente com as Grandes Navegações.








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