Prof. Cleidione/ Tecnologia 6º B, C
Disciplina: Tecnologia e Inovação- Prof. Cleidione - Whatsapp (910118442)
Email:
cleidionesantos@prof.educacao.sp.gov.br
Identificação do aluno:
Nome completo série e turma / Nome da escola.
Qualquer
dúvida estou à disposição.
Nº
de aulas previstas: 2
aula
Tempo
previsto: 08/04 a 15/04
Recursos
materiais: Celular ou computador
Atividade: Assistir ao vídeo e descrever
5 coisas positivas que a tecnologia
contribui para a sociedade e 5 Negativas. Link do vídeohttps://www.youtube.com/watch?v=019vprcLoik&ab_channel=Descortinando
Avaliação: engajamento na realizações das tarefas
Habilidade: Identificar diferentes usos das TDIC,
reconhecendo suas especificidades e aplicabilidades em diferentes contextos e
seus impactos nos serviços, na produção e na interação social e utilizando-as
de forma criativa, crítica e ética em processos que envolvam autoria e
protagonismo.
Olá meus queridos! Que Deus abençoe e cuide de cada um de vocês.
Tema: Tecnologias de Informação e Comunicação
TECNOLOGIA
está em tudo o que fazemos e que usamos.
Abaixo vamos entender um pouco sobre os componentes de TECNOLOGIA.
TIC: são compreendidas como um
conjunto de equipamentos, programas e mídias que utilizam aplicações
tecnológicas, abrangendo os sistemas operacionais, a internet e suas
redes. Podemos qualificar como TIC tanto a indústria fonográfica e
cinematográfica, elétrica ou eletrônica, como o rádio e a TV, elétricos ou
eletrônicos, além da imprensa pré-digital.
Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação
TDIC:diferentemente
das TIC, o D (de digital) não é indiferente. Quando tudo se transforma em
números (dígitos - D) por meio da computação, ao invés de sinais elétricos ou
eletrônicos, tudo muda: a criação de conteúdo, por meio dos softwares,
torna-se acessível a todos; a recepção dos conteúdos torna-se variável,
segmentada e a cultura participativa pode se consolidar.
.
Letramento
Digital
Muitas são as definições e concepções acerca do letramento digital
em circulação, que focam desde o uso proficiente de ferramentas digitais até o
tratamento crítico de conteúdos que circulam nos ambientes digitais; desde o
ler e escrever em contextos digitais, em uma perspectiva funcional, o que
envolve o trato com diferentes linguagens e mídias, até participação crítica e ética
nas práticas sociais próprias das culturas digitais.
Pensamento computacional
[...] pode ser aplicado e desenvolvido por meio do trabalho com atividades que envolvam: 1) Programação de computadores: usando uma linguagem de programação 2) Robótica: cujo o trabalho pode ser desenvolvido com material reciclável e componentes eletromecânicos e/ou eletrônicos. 3) Narrativas Digitais: contar histórias por intermédio de tecnologia. 4) Maker que utiliza sucatas e materiais diversos, podendo ser combinados com a programação e/ou robótica e 5) Pensamento Científico
Comentários
Enviar um comentário