2ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA (2ºBimestre) 6ºA,B,C PROFªTamiris
Nome
do professora:
Tamiris Silva
Disciplina: Língua Portuguesa
Série
destino: 6º ano
Quantia
de aulas previstas:
06 aulas
Habilidades trabalhadas: (EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (marcas linguísticas relacionadas à argumentação, à explicação ou ao relato de fatos);
Objetivo: Ler e interpretar cartas de reclamação e solicitação, a fim de reconhecer o contexto de produção e finalidade dos gêneros textuais;
Dia
da aula no CMSP: 18/05/21
1 – Tema: Cartas para quê?
2 - Recursos
materiais: lápis, caderno e apostila aprender sempre v2
3 - Material
impresso necessário:
4 - Data de
entrega da atividade: 03/06/21
5 - Avaliação:
empenho na realização da atividade
6 - Meio
eletrônico de entrega: professoratamiris8@gmail.com
7 - Horário de
atendimento aos alunos: das 7h às 18h (11) 989767235
8-
Orientação: Colocar nome completo e a
série na devolutiva
Tema: Carta para quê?
Vamos revisar a estrutura de uma carta.
Carta de reclamação e carta de solicitação
A carta de
reclamação e a de solicitação, assim como qualquer outra carta, têm a seguinte
estrutura:
Cabeçalho: local e data;
Interlocutor / destinatário: aquele a quem se destina
a mensagem;
Corpo do texto: contém o assunto, neste caso, a
reclamação e/ ou solicitação;
Despedida: pode ser direta ou indireta;
Assinatura do remetente: nome do autor da carta.
Vamos realizar a leitura de uma carta de solicitação:
São Paulo, 30 de novembro, 2020
Srs. Pais,
Como fazemos anualmente, solicitamos o seu comparecimento à escola, ou que realize o registro no site da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, para renovar a matrícula de seu(sua) filho(a) para o ano de 2021. Caso venha até a escola, solicite a documentação à Gerente da Unidade; caso utilize o site da SEESP, siga as instruções descritas na página. Atenciosamente,
Fabiana Moreira
Diretora de Unidade Escolar
1. Através da leitura da carta e analise da sua estrutura retire as informações e responda:Exercícios
2. Baseando na carta lida acima. Escreva uma carta de reclamação ou de solicitação, usando as informações da estrutura de uma carta. Você pode se basear na aula assistida do CMSP ou na apostila Aprender Sempre V2 ( Sequencia de atividade 2 pg.17 a 21)

Comentários
Enviar um comentário