2ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA (2ºBimestre) 6ºA,B,C PROFªTamiris

 



Nome do professora: Tamiris Silva

Disciplina: Língua Portuguesa

Série destino: 6º ano

Quantia de aulas previstas: 06 aulas

Habilidades trabalhadas: (EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (marcas linguísticas relacionadas à argumentação, à explicação ou ao relato de fatos);

Objetivo: Ler e interpretar cartas de reclamação e solicitação, a fim de reconhecer o contexto de produção e finalidade dos gêneros textuais;

Dia da aula no CMSP: 18/05/21

1 – Tema:  Cartas para quê?

2 - Recursos materiais: lápis, caderno e apostila aprender sempre v2

3 - Material impresso necessário6º ano, volume 1 Situações de Aprendizagem 1 e 2 e 6º ano, Volume 2.             

4 - Data de entrega da atividade: 03/06/21

5 - Avaliação: empenho na realização da atividade

6 - Meio eletrônico de entrega: professoratamiris8@gmail.com

7 - Horário de atendimento aos alunos: das 7h às 18h (11) 989767235

8-  Orientação: Colocar nome completo e a série na devolutiva


  Tema: Carta para quê?

Vamos revisar a estrutura de uma carta.

Carta de reclamação e carta de solicitação

A carta de reclamação e a de solicitação, assim como qualquer outra carta, têm a seguinte estrutura:

Cabeçalho: local e data;

Interlocutor / destinatário: aquele a quem se destina a mensagem;

Corpo do texto: contém o assunto, neste caso, a reclamação e/ ou solicitação;

Despedida: pode ser direta ou indireta;

Assinatura do remetente: nome do autor da carta.  

Vamos realizar a leitura de uma carta de solicitação:


São Paulo, 30 de novembro, 2020     

 Srs. Pais,

Como fazemos anualmente, solicitamos o seu comparecimento à escola, ou que realize o registro no site da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, para renovar a matrícula de seu(sua) filho(a) para o ano de 2021. Caso venha até a escola, solicite a documentação à Gerente da Unidade; caso utilize o site da SEESP, siga as instruções descritas na página. Atenciosamente,

Fabiana Moreira

Diretora de Unidade Escolar


 Exercícios

 1. Através da leitura da carta e analise da sua estrutura retire as informações e responda:
a) Qual é a data e o local do cabeçalho?
b) Quem é o destinatário?
c) No assunto da carta temos uma reclamação ou uma solicitação?
d) Qual é a palavra utilizada para a despedida desta carta?
e) Quem assina a carta?

 2. Baseando na carta lida acima. Escreva uma carta  de reclamação ou de solicitação, usando as informações da estrutura de uma carta. Você pode se basear na aula assistida do CMSP ou na apostila Aprender Sempre V2 ( Sequencia de atividade 2 pg.17 a 21)







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Geografia/ Prof. Allan/ 6°A, B e C/ Os setores da economia- 2° Bimestre- 4 aulas

Geografia/ Prof. Allan/ 6ºA, B e C/ Representações cartográficas/ 4 aulas