ELETIVA - 6 º ANO A - PROFESSORA DÉBORA BELLO - ATIVIDADE 1, 2º BIMESTRE - ENTREGAR ATÉ 19/05/21

 


 

 

Nome do professor: DÉBORA BELLO

Disciplina: ELETIVA

Série destino: 6º ANO A

Quantia de aulas previstas: 4 AULAS

       Habilidades trabalhadas: Dialogar sobre a importância de preservarmos nossos espaços florestais, as matas e toda a fauna e flora em geral.

 

Dia da aula no CMSP:

https://www.youtube.com/watch?v=Nd1w0KEFWWk

09/04/21 - 6º ano do EFII - Eletivas - Um Novo Amanhecer: Florestas pra quê?: Parte III

 

 

1 - Tema: Um novo amanhecer III: Florestas, pra quê te quero!?

 

2 - Recursos materiais: lápis, caderno.

3 - Material impresso necessário:

4 - Data de entrega da atividade: 19/05/21

5 - Avaliação: empenho na realização da atividade

6 - Meio eletrônico de entrega: e-mail: deborabello@prof.educacao.sp.gov.br

7 - Horário de atendimento aos alunos: das 7h às 18h, dúvidas por whats app 91099-2747.

 

LEIA

O que é uma floresta?

Uma definição possível de floresta é dizer que ela é e pode ser qualquer área de terra que seja coberta de árvores, ou qualquer outra vegetação que produza madeira e que as copas se toquem formando algo como um “teto” verde.

Mas uma floresta não é formada apenas por um conjunto de árvores. Quando falamos em florestas, podemos estar falando também de riquezas. Sim, riquezas! Você neste momento deve estar se perguntando: “Mas até para mim, que moro em uma região urbana?”. Sim, até para você. A primeira riqueza que podemos mencionar é a riqueza patrimonial.

As florestas abrigam grande biodiversidade. Como exemplo, estima-se que a Amazônia abrigue mais de 20% de toda a fauna do planeta. Não, você não entendeu errado: a Amazônia sozinha permite a vida de 1250 espécies apenas de aves, e de plantas são mais de 40 mil! Nisso entramos em nossa segunda riqueza: a riqueza biológica.

Ainda que a riqueza de formas de vida possa ser considerada importante por si própria, podemos ser mais práticos ao falar sobre ela: Medicamentos. A Universidade de Anton, no Suriname, fez uma pesquisa e descobriu que 8 em cada 10 pessoas fazem uso principalmente de produtos inteiramente naturais para seus cuidados com a saúde.

Em 2017, pesquisadores identificaram uma planta no sul do Amazonas que possui um potencial anti-inflamatório. Mais pesquisas poderiam ser feitas. No entanto, em 2019, foram desmatados 9312 hectares da área onde ela havia sido encontrada.

Outro exemplo é uma pesquisa feita em parceria com a Fiocruz – BA sobre um fungo encontrado no fundo do rio Amazonas. Os pesquisadores estavam estudando para descobrir se ele seria capaz de produzir uma substância capaz de tratar diversos tipos de câncer, como a leucemia.

Anote em seu caderno a matéria, o tema da aula e a data. Copie e responda às perguntas.

 

1.    Por quais motivos deveríamos preservar a natureza?

2.    Quais são as outras riquezas que podemos encontrar em nossas florestas?

3.    Como podemos evitar a destruição de nosso patrimônio natural?

4.    Faça um desenho alertando sobre a importância da preservação.

 

 

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Geografia/ Prof. Allan/ 6°A, B e C/ Os setores da economia- 2° Bimestre- 4 aulas

Geografia/ Prof. Allan/ 6ºA, B e C/ Representações cartográficas/ 4 aulas