ELETIVA - 6 º ANO A - PROFESSORA DÉBORA BELLO - ATIVIDADE 1, 2º BIMESTRE - ENTREGAR ATÉ 19/05/21
Nome do professor:
DÉBORA BELLO
Disciplina: ELETIVA
Série destino: 6º ANO A
Quantia de aulas
previstas: 4 AULAS
• Habilidades
trabalhadas: Dialogar sobre
a importância de preservarmos nossos espaços florestais, as matas e toda a
fauna e flora em geral.
Dia da aula no CMSP:
https://www.youtube.com/watch?v=Nd1w0KEFWWk
09/04/21 - 6º ano do EFII - Eletivas - Um Novo Amanhecer:
Florestas pra quê?: Parte III
1 - Tema: Um
novo amanhecer III: Florestas, pra quê te quero!?
2 - Recursos materiais:
lápis, caderno.
3 - Material impresso
necessário:
4 - Data de entrega da
atividade: 19/05/21
5 - Avaliação: empenho
na realização da atividade
6 - Meio eletrônico de
entrega: e-mail: deborabello@prof.educacao.sp.gov.br
7 - Horário de
atendimento aos alunos: das 7h às 18h, dúvidas por whats app 91099-2747.
LEIA
O que é uma floresta?
Uma definição possível de
floresta é dizer que ela é e pode ser qualquer área de terra que seja coberta
de árvores, ou qualquer outra vegetação que produza madeira e que as copas se
toquem formando algo como um “teto” verde.
Mas uma floresta não é formada
apenas por um conjunto de árvores. Quando falamos em florestas, podemos estar
falando também de riquezas. Sim, riquezas! Você neste momento deve estar se
perguntando: “Mas até para mim, que moro em uma região urbana?”. Sim, até para
você. A primeira riqueza que podemos mencionar é a riqueza patrimonial.
As florestas abrigam grande biodiversidade.
Como exemplo, estima-se que a Amazônia abrigue mais de 20% de toda a fauna do
planeta. Não, você não entendeu errado: a Amazônia sozinha permite a vida de
1250 espécies apenas de aves, e de plantas são mais de 40 mil! Nisso entramos
em nossa segunda riqueza: a riqueza biológica.
Ainda que a riqueza de formas
de vida possa ser considerada importante por si própria, podemos ser mais
práticos ao falar sobre ela: Medicamentos. A Universidade de Anton, no
Suriname, fez uma pesquisa e descobriu que 8 em cada 10 pessoas fazem uso
principalmente de produtos inteiramente naturais para seus cuidados com a
saúde.
Em 2017, pesquisadores
identificaram uma planta no sul do Amazonas que possui um potencial
anti-inflamatório. Mais pesquisas poderiam ser feitas. No entanto, em 2019,
foram desmatados 9312 hectares da área onde ela havia sido encontrada.
Outro exemplo é uma pesquisa
feita em parceria com a Fiocruz – BA sobre um fungo encontrado no fundo do rio
Amazonas. Os pesquisadores estavam estudando para descobrir se ele seria capaz
de produzir uma substância capaz de tratar diversos tipos de câncer, como a
leucemia.
Anote em seu caderno a
matéria, o tema da aula e a data. Copie e responda às perguntas.
1. Por
quais motivos deveríamos preservar a natureza?
2. Quais
são as outras riquezas que podemos encontrar em nossas florestas?
3. Como
podemos evitar a destruição de nosso patrimônio natural?
4. Faça um
desenho alertando sobre a importância da preservação.

Comentários
Enviar um comentário