PROJETO DE VIDA - 6 º ANOS A, B - PROFESSORA DÉBORA BELLO - ATIVIDADE 1, 2º BIMESTRE - ENTREGAR ATÉ 18/05/21
Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o
que fazer a respeito.
William Shakespeare
Nome do professor: DÉBORA BELLO
Disciplina: PROJETO DE VIDA
Série destino: 6º ANO
Quantia de aulas previstas: 04 AULAS
Habilidades trabalhadas:
Promover autoconhecimento e desenvolvimento
socioemocional a partir da atividade gamificada de avaliação formativa de
competências socioemocionais;
Empatia, respeito, tolerância ao estresse, autoconfiança,
tolerância à frustração e organização.
Dia da aula no CMSP: 14/04/21
1 - Tema: Desafio dos superpoderes!
2 - Recursos materiais: lápis, caderno e currículo em ação,
vol. 1, pág. 292.
3 - Material impresso necessário: currículo em ação, vol. 1,
pág. 292.
4 - Data de entrega da atividade: 18/05/21
5 - Avaliação: empenho na realização da atividade
6 - Meio eletrônico de entrega: email: deborabello@prof.educacao.sp.gov.br
7 - Horário de atendimento aos alunos: das 7h às 18h, dúvidas
por what’s app 91099-2747.
Atividade
Leia:
Missão 1: Descobrindo Superpoderes
Provavelmente, em algum momento
de sua vida, você já imaginou como seria se tivesse superpoderes. Ser
invisível, ter a força de um gigante, correr mais rápido que o vento ou
conseguir ler mentes são poderes que vemos nos filmes de super-heróis. Se você
pudesse escolher ter superpoderes, quais teria? Saindo do mundo da imaginação
dos super-heróis, saiba que você tem os seus próprios poderes. Isso quer dizer
que você tem qualidades e valores que o(a) tornam único(a) e especial. Ninguém
no mundo é igual a você! Para pensar e compreender quais são os seus
poderes, é preciso pensar sobre si mesmo(a).
Currículo em Ação, 2021, Caderno do Aluno, Projeto de
Vida, 6º ano EF, vol. 1, p.295.
1-
Complete as frases com informações sobre você:
a) Eu sou bom(a) em _____________.
b) Eu preciso aprender a ___________.
c) Eu tenho medo de ______________.
d) Eu me animo quando ___________.
e) Eu não gosto de _______________.
2-
Quais superpoderes você já tem?
Exemplos: Ser uma pessoa organizada, saber
guardar segredos, tocar um instrumento, desenhar, praticar esportes etc.
3-
Agora
podemos falar das competências socioemocionais que são como “poderes”
que vão nos ajudar em nosso dia a dia. Estão ligadas ao modo como pensamos,
agimos, sentimos e decidimos. São elas que nos ajudam a enfrentar os obstáculos
e a não desistirmos. As competências socioemocionais estão ligadas a um
conjunto de habilidades necessárias para que possamos lidar com as nossas
emoções.
Relacione as competências
socioemocionais abaixo às atitudes corretas.
A) Organização
B) Foco
C) Persistência
D) Iniciativa Social
E) Imaginação criativa
1(
) Hoje consegui estudar e não cair em distrações.
2(
) Hoje arrumei meu quarto e coloquei minhas tarefas em ordem.
3(
) Hoje criei um gráfico para ajudar meus colegas a estudar.
4(
) Hoje ajudei algumas pessoas estrangeiras a falarem português.
5(
) Hoje aprendi a fazer lettering depois de tentar bastante.
4-
Quais competências você acredita já ter
desenvolvido ao longo de sua vida? Por quê?
Entusiasmo,
determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, iniciativa
social, assertividade e imaginação criativa.
5-
Como podemos
nos aperfeiçoar? Uma dessas formas é a criação de um plano de
desenvolvimento pessoal! Pera
aí, plano de desenvolvimento pessoal? O que é isso?
Um plano de desenvolvimento pessoal é, como o próprio nome diz, um
plano – para simplificar: um passo a passo – para você alcançar suas metas
pessoais. No nosso caso, são as duas competências socioemocionais que você
escolheu para serem desenvolvidas.
O que? -
Como? -Por quê?
Escolha duas competências que você pretende desenvolver.
Entusiasmo, determinação, organização, foco,
persistência, responsabilidade, iniciativa social, assertividade e imaginação
criativa.
•
Passo 1: Indique, pelo menos, um(a) colega da turma que pode
apoiar você no desenvolvimento de cada uma dessas duas competências. Converse
com esse(a) colega para pedir o apoio dele(a)! Utilize o WhatsApp ou CMSP para
isso.
•
Passo 2: Planeje, pelo menos, uma ação que você deverá praticar
para conseguir desenvolver cada uma das duas competências.
•
Qual atitude você irá tomar para alcançar seu objetivo?

Comentários
Enviar um comentário