3ªATIVIDADE DE LINGUA PORTUGUESA (6ºA,B,C) PROFªTAMIRIS
Nome da Professora:
Tamiris Silva
Disciplina:
Língua Portuguesa
Série Destinada:
6ºA, B e C
Quantidade de aula prevista: 12
Habilidades trabalhadas:
(EF15LP04) Compreender, na leitura de textos multissemióticos, o efeito
de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais.
Dia da aula no CMSP: 05/09/21
* Recursos materiais: Caderno, lápis e
canetas
*Data da entrega da atividade: 23/09/21
*Avaliação: por meio do desempenho e
capricho do aluno
* Meu e-mail: professotamiris8@gmail.com
*Horário de atendimento em caso de dúvida:
(11) 989767235
(13 as 18h exceto quarta-feira)
Tema: Para
além da Imagem!
Linguagem é todo
mecanismo que utilizamos para nos comunicar. Exemplos: sons, cores, imagens,
gestos, expressões, palavras etc.
A linguagem pode ser
verbal, não verbal ou multimodal.
Verbal: faz uso apenas de palavras.
Não verbal: uso de sons, cores, desenhos etc.
Multimodal: há uso de elementos verbais e não verbais.
Exercícios
1. Observe
a tirinha abaixo e descreva o que está acontecendo com os personagens:
1. Observe
a imagem abaixo e circule a alternativa correta:
Os emojis foram criados em 1999 pelo
designer japonês Shigetaka Kurita com o intuito de aprimorar a comunicação da
população japonesa. Sobre essa linguagem é correto afirmar:
a) Os emojis complementam a linguagem verbal expressando as emoções dos emissores da mensagem.
b) Os emojis utilizam a linguagem mista em que há o uso da linguagem verbal e não verbal.
c) os emojis representam uma linguagem verbal expressa por diversas figuras.
1. Observe
a tirinha abaixo:
a) Qual
a linguagem que prevalece nessa tirinha: verbal, não verbal ou multimodal?
b) O
que está acontecendo na tirinha?
Obs: Responder as perguntas no caderno, colocar o tema da
atividade, nome completo e a série por favor.




Comentários
Enviar um comentário