História- Prof. Ivanilda 6º A, B e C / 3º Bimestre

 


Professora: Ivanilda

: História

Série: 6º A,B e C

Quantia de aulas previstas : 8 Aulas

Habilidades:(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmica de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antiga. 

Dia da aula no CMSP : 27/08/21 (Continuando dentro do Tema Cidadania)

Tema: Cidadania: Grécia e Roma

 - Data de entrega da atividade: 09/09/21

 - Link para responder a atividade: https://forms.gle/jyNehnvUHBaaLkCu7 

 - e-mail : prof.ivanilda@hotmail.com

 - Whatsapp: (11) 93075-1378

CIDADANIA : Grécia e Roma Antiga


A CIDADANIA E AS FORMAS DE GOVERNO

NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA

 

NA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 esperamos que você possa compreender o que era cidadania na Antiguidade Clássica, para poder associá-la às lógicas de inclusão e exclusão da época no universo greco-romano. Ainda dentro das questões políticas na antiguidade, analisaremos o conceito de império e como a formação, sobretudo do Império Romano, marcou a forma de governar na Antiguidade e influenciou nações de períodos históricos posteriores.

 A CIDADANIA E AS FORMAS DE GOVERNO
NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA

Leia o texto abaixo, assista a videoaula, pesquisa o tema e responda às questões no seu caderno:

Cidadania é o exercício dos direitos civis, políticos e sociais. Estes variaram de acordo com cada nação e tempo histórico, bem como a definição de quem é cidadão também foi historicamente sendo alterada.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

 


27/08/21 - 6º Ano EF - História - Cidadania: Grécia e Roma


ATIVIDADE I     

 Pesquisar , assistir a videoaula e Responder:

a) Para você o que é cidadania?

b) Na atualidade, quem são considerados cidadãos?

c) Você sabe quais são os direitos e deveres de um cidadão brasileiro?

d) Como você exerce a cidadania em sua escola e na sua comunidade?

e) Pesquise, como funciona a democracia brasileira? Por exemplo, quem pode votar nas eleições?

f ) O que é democracia?

g) Você e sua familia são Cidadãos?

h) Quem eram os cidadãos na antiguidade em Atenas e em Roma?

i) Houve alterações na definição de quem teria direitos políticos ao longo do tempo na Grécia e em Roma? Quais foram as condições que levaram às alterações? Justifique.

j) Quais eram as diferenças e semelhanças entre Atenas e Roma em relação a quem eram os cidadãos?

ATIVIDADE II     

👉 Faça uma entrevista sobre cidadania com pelo menos duas pessoas da

       sua família ou com amigos e conhecidos.

I.) Questione os temas a seguir e faça os registros no seu caderno.

• Qual é a sua idade?

• Qual é a sua escolaridade? 

O que você sabe sobre cidadania?

• Você se considera um cidadão consciente de seus direitos e deveres? Dê exemplos de sua participação cidadã.

• Como você entende que os brasileiros praticam a cidadania no Brasil?


😍 Acompanhe diariamente as aulas no CMSP

Assista as aulas de História  no CMPS que normalmente acontecem as quartas feiras das 8h30 as 9h00)

 aulas no repositório: - 

Obs.  PARA FACILITAR ORGANIZE-SE
  • Coloque sempre:  - datas - nome - número - série (ano) -Disciplina -
  •  Faça anotações em seu caderno.
  • Anota suas dúvidas 
  • Copia as perguntas pesquisa e responda 
  • FOTOS NÍTIDAS

Bons Estudos !




Comentários

  1. Prof fiz essa atividade no livro do 3 bimestre sou Ana Beatriz Carvalho de Souza

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Geografia/ Prof. Allan/ 6°A, B e C/ Os setores da economia- 2° Bimestre- 4 aulas

Geografia/ Prof. Allan/ 6ºA, B e C/ Representações cartográficas/ 4 aulas