História- Prof. Ivanilda 6º A, B e C / 3º Bimestre
P
: História
Série: 6º A,B e C
Quantia de aulas previstas : 8 Aulas
Habilidades:(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmica de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antiga.
Dia da aula no CMSP : 27/08/21 (Continuando dentro do Tema Cidadania)
Tema: Cidadania: Grécia e Roma
- Data de entrega da atividade: 09/09/21
- Link para responder a atividade: https://forms.gle/jyNehnvUHBaaLkCu7
- e-mail : prof.ivanilda@hotmail.com
- Whatsapp: (11) 93075-1378
CIDADANIA : Grécia e Roma Antiga
A CIDADANIA E AS
FORMAS DE GOVERNO
NA ANTIGUIDADE
CLÁSSICA
NA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 esperamos que você possa compreender o que era cidadania na Antiguidade Clássica, para poder associá-la às lógicas de inclusão e exclusão da época no universo greco-romano. Ainda dentro das questões políticas na antiguidade, analisaremos o conceito de império e como a formação, sobretudo do Império Romano, marcou a forma de governar na Antiguidade e influenciou nações de períodos históricos posteriores.
A CIDADANIA E AS
FORMAS DE GOVERNO
NA ANTIGUIDADE
CLÁSSICA
Leia o texto abaixo, assista a videoaula, pesquisa o tema e responda às
questões no seu caderno:
Cidadania é o exercício dos
direitos civis, políticos e sociais. Estes variaram de acordo com cada nação e
tempo histórico, bem como a definição de quem é cidadão também foi
historicamente sendo alterada.
Fonte: Elaborado
especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
27/08/21 - 6º Ano EF - História - Cidadania: Grécia e Roma
ATIVIDADE I
Pesquisar , assistir a videoaula e Responder:
a) Para você
o que é cidadania?
b) Na
atualidade, quem são considerados cidadãos?
c) Você sabe
quais são os direitos e deveres de um cidadão brasileiro?
d) Como você
exerce a cidadania em sua escola e na sua comunidade?
e) Pesquise,
como funciona a democracia brasileira? Por exemplo, quem pode votar nas eleições?
f ) O que é democracia?
g) Você e sua familia são Cidadãos?
h) Quem eram os cidadãos na antiguidade em Atenas e em Roma?
i) Houve alterações na definição de quem teria direitos políticos ao longo do tempo na Grécia e em Roma? Quais foram as condições que levaram às alterações? Justifique.
j) Quais eram as diferenças e semelhanças entre Atenas e Roma em relação a quem eram os cidadãos?
ATIVIDADE II
👉 Faça uma
entrevista sobre cidadania com pelo menos duas pessoas da
sua família
ou com amigos e conhecidos.
I.) Questione
os temas a seguir e faça os registros no seu caderno.
• Qual é a
sua idade?
• Qual é a sua escolaridade?
O que você sabe sobre cidadania?
• Você se
considera um cidadão consciente de seus direitos e deveres? Dê exemplos de sua
participação cidadã.
• Como você
entende que os brasileiros praticam a cidadania no Brasil?
😍 Acompanhe diariamente as aulas no CMSP
Assista as aulas de História no CMPS que normalmente acontecem as quartas feiras das 8h30 as 9h00)
aulas no repositório: -
- Coloque sempre: - datas - nome - número - série (ano) -Disciplina -
- Faça anotações em seu caderno.
- Anota suas dúvidas
- Copia as perguntas pesquisa e responda
- FOTOS NÍTIDAS

Prof fiz essa atividade no livro do 3 bimestre sou Ana Beatriz Carvalho de Souza
ResponderEliminar